04 junho 2014

Mitos X Verdades - Parar de Fumar

Oi gente, tudo bem com vocês?



Neste post eu vou relatar quais são os mitos e verdades que dizem por aí quando uma pessoa deixa de fumar. Lembrando que o que vou escrever aqui se aplica a minha pessoa, não tô generalizando não hein, rs... Talvez você que esteja sofrendo de algum sintoma que parece ser esquisito se conforte sabendo que eu posso estar sofrendo da mesma esquisitice hahhahahahha.

Caso você seja um curioso assim como eu, aqui neste vídeo você encontrará bastante informação sobre O MECANISMO DA DEPENDÊNCIA DO CIGARRO.


PS: Não sei se vai dar certo o vídeo pois é a primeira vez que tento fazer isso, mas basta colocar o nome Youtube que vocês encontram facilmente.

Vamos lá:

-> Seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor.
Resposta: MITO. Não sei se pelo fato de ter rinite isso não mudou, mas não senti melhora alguma.

-> A respiração fica mais fácil.
Resposta: VERDADE. Acho que isso acontece com TODOS né gente? Não precisa ser muito esperto pra saber que o cigarro influencia muito no fôlego.

-> Quando o fumante para de fumar, pode apresentar alguns sintomas desagradáveis, tais como: dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, agressividade, alteração do sono, dificuldade de concentração, tosse, indisposição gástrica e outros. 
Resposta: PARCIALMENTE VERDADE. Desses sintomas citados acima eu apenas NÃO tive tonteira, tosse e indisposição gástrica, do resto tive tudo, kkkkk. As dores de cabeça foram incômodas nas primeiras 2 semanas, depois passou. Irritabilidade, agressividade, alteração no sono e falta de concentração me acompanham até hoje, rs

-> A fome aumenta.
Resposta: VERDADEEEEEEEEE. Gente, a fome aumenta demais, e parece incontrolável. Para vocês terem uma ideia, ontem cheguei em casa com tanta fome que comi um miojo, dois pedacinhos de bolo de maçã com leite condensado, um waffle com leite condensado e dois pães de queijo. Tudo isso às 23:00. Triste não?
Mas gostaria de ressaltar aqui que a fome não aumenta porque começamos a sentir melhor o gosto das coisas e sim porque a nicotina tira o apetite.

-> Escolha um dia para parar de fumar e vá tentando diminuir aos poucos até o dia escolhido.
Resposta: MITO. Já havia tentado fazer isso outras vezes mas nunca tive sucesso. A grande verdade é que nada irá funcionar se você realmente não estiver disposto a enfrentar tudo o que virá pela frente. Por isso muitos desistem, por isso dizem que tal coisa não funciona, porque a pessoa não estava realmente preparada para isso naquele momento. Independente se escolher adesivos, balas, chicletes, antidepressivos, etc etc etc esteja realmente forte, preparado e com bastante força de vontade porque não será nada fácil, e se você não estiver realmente disposto irá desistir na primeira dificuldade. 

-> Se você fumar um cigarro você volta a fumar.
Resposta: MITO, mas ainda não posso afirmar com toda a certeza. A grande verdade é que eu NÃO QUERO VOLTAR A FUMAR, mas preciso confessar algo à vocês:

Conforme já falei pra vocês neste post aqui eu cheguei a fumar 3 cigarros numa noite, após mais de um mês sem fumar e nos dias que se seguiram eu não fumei. 
Mas o que eu não contei pra vocês é que depois deste dia eu peguei a TERRÍVEL MANIA de fumar uns 2 ou 3 cigarros quando bebo cerveja. 
Sim...... fui na casa da cunhada, num churrasquinho em família, estava estressadíssima naquele dia, tomei a primeira cerveja e: cigarro!  
Está bem claro em minha mente que eu não quero voltar a fumar e não vou voltar a fumar. Assim como fumei neste dia e depois não fumei mais. 

Me considero uma fumante novamente? NÃO
Considero uma recaída mesmo não tendo fumado nos dias que seguiram? SIM
Me considero uma fracassada? NÃO

Gente, NÃO FAÇAM ISSO. E quando digo isso é porque numa dessas você pode realmente voltar a fumar tudo de novo. No meu caso agora eu preciso lutar pra que isso não se torne um hábito: beber e fumar. Mas continuo feliz sim com tudo o que consegui até aqui. Eu fumava 20 cigarros por dia. No fim de semana chegava a fumar até 40 cigarros se eu tivesse uma festa, balada ou viagem. Então continuo orgulhosa de mim SIM, e pouco me importa o que fulano ou beltrano acham disso.... Eu mais do que ninguém sei o quanto eu quero me livrar disso, e agora a tonta vai ter q aprender a desligar cerveja do cigarro hahahahahahahahaha.

A única coisa que me deixa triste é que em 08/06/14 não irei comemorar meus dois meses sem cigarro, uma vez que fumei uns perdidos por aí..... Mas, tô feliz!!!!!!!!!!!!!!

Bom, acho que é só. Se eu lembrar de mais alguma coisa eu deixo nos comentários.

E vocês? Responderam a mesma coisa que eu?

Bjusssssssssssssssssssssss, até breve ;)


Frustação, irritação, pequenos problemas que parecem gigantescos, e você brigou com todo mundo! Tenha calma, os sintomas da síndrome de abstinência vão passar em breve e você vai aprender a superar essa fase difícil. O que você deve lembrar nesses momentos é que fumar não resolve absolutamente nada! 

14 comentários :

  1. Uma coisa boa que percebi é justamente o que você escreveu no primeiro parágrafo: saber que não é o único a passar por esses sintomas de abstinência. Não sei se é assim com todos, mas comigo ajuda muito, ler alguns blogs tem me dado força.

    Ainda estou no começo da batalha, apenas venci os primeiros 3 dias sem o maledeto, mas a maioria dos sintomas citados eu estou tendo. Não cheguei a ficar irritado, mas meu sono não só bagunçou, como foi tirar umas férias. O paladar também não notei diferença, mas o fome aumentou a nível preocupante... kkkkkk. Em casa tenho o tal Zetron (acho que é isso), vou tomar assim que chegar lá porque sem ajuda nenhuma está sendo muito complicado, já me peguei várias vezes querendo me sabotar, principalmente à noite.

    Desculpa o textão, não sou muito de escrever, mas parece que nessas horas isso é um bom escape. =)

    Força!

    ResponderExcluir
  2. Guga, PARABÉNS pelos seus 3 dias, vc é forte e vitorioso e viva um dia de cada vez. Quanto mais dias vc vai ficando sem fumar mais forte a gente fica e aí quando a vontade de fumar vem vc fica com "Dó" de estragar tudo oq conseguiu até então kkkkkkkk.
    Com relação a sua insônia talvez seria o caso de vc procurar um especialista, uma para vc não se sabotar como disse e outra pela saúde mesmo. Antes de parar de fumar eu tomava Rivotril de vez em nunca, mas a dosagem já não está mais fazendo efeito depois que parei de fumar, tbm preciso voltar ao médico.
    Particularmente eu sabia que eu ia engordar uns kilinhos mas não encanei com isso no começo, somente agora estou mais preocupada pq tá passando um pouco dos limites kkkkkk.
    Escrever é bom mesmo, exatamente por isso tbm que fiz este blog.... Quando chegava a noite e a pior vontade aparecia era aqui que eu podia desabafar e chorava muito kkkkkk. Vc parou sozinho ou está usando algo pra ajudar? Bjus

    ResponderExcluir
  3. Sozinho e do nada. Depois da janta de domingo, fumei meu último cigarro e decidi que tinha que parar ou pelo menos tentar de verdade. Fumo "só" há 4 anos, muito menos do que a maioria das pessoas que estão tentando parar, mas nesses anos fui um fumante hardcore, depois que comecei nunca foi em pouca quantidade, então acabou virando hábito em tudo que eu faço, tudo mesmo.

    O mais difícil é que minha esposa fuma. Também estou de mudança de cidade e passando uns dias na casa do meu pai que também fuma muito. Aquele lance de escolher a melhor data passou longe, aqui na casa dele não fico meia hora sem ver alguém fazendo aquela fumacinha. Mas isso parece que está me calejando, se eu fracassar não será por tentação alheia.. kkkkkkk

    Nem sei como funciona o tal adesivo, nem pastilha, não usei nada. Meu cunhado é médico e me deu várias caixinhas de Zetron, um antidepressivo que ajuda nessa fase de abstinência. Com ele devo dormir direito de novo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba Guga, está em prova de fogo constante, ao lado da esposa que fuma, o pai que fuma. UAU,,,, vc é mesmo forte, tem noção disso? kkkkkk. Eu jamais conseguiria nessas condições. O legal seria se sua esposa tentasse junto com você. Tem a Mari do blog http://adeusaomundodemarlboro.blogspot.com.br/ que parou junto com o marido, dá um pulo lá, ela escreve coisas bem bacanas e bem engraçadas, rs. Quem sabe se mostrar para sua esposa ela tbm não se empolga e tenta?

      Eu testei o adesivo pela primeira vez e deu certo. O problema é que quando vc acaba com os adesivos é que a crise de abstinência aparece.... Aí meu amigo, o bicho pega kkkkk. Ótimo que vc conseguiu assim sozinho..... Já tá encarando tudo de frente e o quanto antes rs. Se este Zetron te ajudar a dormir por favor compartilhe comigo pq ando com sérios problemas tbm kkkkkkkkk. Tô muito feliz por você.

      Excluir
  4. Ah... hoje tomei vinho e faltou MUITO o acompanhamento do cigarrinho. Quase certeza que com a cerveja será igual, logo época da Copa, reunião com amigos... e agora??? kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou muito fã de vinho, mas uma cervejinha... Puts... estas bebidas chamam cigarro né? Continue forte Guga, se precisar evite mais um pouco a cerveja ou outras coisas que chamem cigarro. Talvez se eu tivesse evitado beber por mais tempo eu não teria pego o hábito besta de fumar 2 cigarrinhos quando bebo :-/

      Excluir
  5. Hihihgii depois te ensino por o video para q n dê erro...curti esse post...está se saindo super bem!!

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga, deu erro o vídeo? Achei que tinha dado certo kkkkkkkkkkk.
    Nem chego perto da quantidade de leitores que vc tem, nem de comentários, mas se eu puder ajudar um ou outro eu fico feliz :-)

    ResponderExcluir
  7. GENTE, TINHA MAIS UM COMENTÁRIO AQUI MAS SUMIU :-( ACHO QUE ERA DO ROBSON. OLHA EU LESADA SUMINDO COM OS COMENTÁRIOS KKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. O blog da Mariana é um dos que eu venho acompanhando, muito bom mesmo! Se já é difícil tomar a decisão de parar, imagine um casal ao mesmo tempo?

    Pode deixar que te falo se o Zetron funcionou. Só espero aguentar até voltar pra casa, porque não tá fácil. E mais um dia vencido aumenta o tamanho da "dó" quando passa pela cabeça chutar o balde, aí a força se renova... kkkkkk

    Valeu pelo apoio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guga. Espero que vc tenha resistido firmemente e tenha mesmo ficado com dó de fumar :)
      Aguardo novidades suas e do Zetron, rs.

      Excluir
  9. Resistindo até o momento, mas sinceramente não sei até quando...

    E vc, muito cuidado com a cervejinha no fim de semana.... =)

    ResponderExcluir
  10. Anônimo12:00

    Poxa... JA esta excluindo meus comentarios!!! Se fizer isso eu vou fumar heim!! rss Olha debora..concordo com tudo o que vc escreveu em seu post,, comigo esta sendo bem parecido. Só deixo um alerta pro cigarrinho de vez em quando pois foi assim que eu voltei depois de seis anos sem fumar nenhum... incrivel, parece que tinha algo no cerebro adormecido, e quando eu fumei aquilo acordou... e foi crescendo...e hoje estou novamente na luta, para não cometer esse erro do "Só um" nunca mais,, e espero conseguir. Hoje completo 1 mês sem cigarro.
    Força a vc e a todos que te seguem aqui.

    Robson

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post, tinha coisas que eu não sabia.
    Você está saindo super bem, parabéns!
    Beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir