27 maio 2014

Afinal, por que ex-fumante engorda? :-/

Andei falando muito aqui sobre o que estava acontecendo comigo ao deixar de fumar, o que estava sentindo ou passando no meu dia a dia e agora me dei conta que se alguém encontra meu blog é porque também busca informações sobre o cigarro ou sobre como deixar o vício.

Resolvi novamente falar deste tema porque é uma coisa que acaba incomodando muito quem para de fumar e por saber que isto é verdade pois ganhei uns quilinhos extras depois desses quase dois meses sem cigarro.

Eu cansava de ouvir falar que quem parava de fumar engordava porque o paladar e o olfato melhoravam. Não que seja mentira mas pelo menos comigo não foi esse o motivo que me vez engordar, afinal ainda não senti diferença em nenhum dos dois.

Também não sou expert nesse assunto então apenas vou escrever aqui algumas coisas que encontrei nas minhas pesquisas na internet. Mas caso você queira ir mais afundo da coisa pode entrar no blog da minha amiga, este aqui ó http://blogdoexfumante.blogspot.com.br/2014/05/depressao-e-tabaco.html 


A grande realidade é que a nicotina tira o seu apetite e fumar faz com que você gaste mais calorias. Sério gente, o cigarro podia vir somente com essas partes boas né???? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Se você é do tipo bem forte e determinado eu aconselho você a iniciar uma dieta assim que fumar seu último cigarro. No MEU caso eu sabia que não conseguiria uma mudança assim total de vida, então optei por cuidar dos quilinhos extras depois do pico da crise de abstinência. 

O importante é que pra parar de fumar não existe uma regra. Muitos falam que você deve escolher uma data para parar (O que particularmente nunca funcionou pra mim), outros falam pra você isso, aquilo, bla bla bla. Tudo vai depender de cada pessoa, de como você irá enfrentar tudo isso, seja com adesivo, marcando data, seja com pastilhas, antidepressivos, enfim.... Somente VOCÊ sabe como enfrentará essa GUERRA contra o cigarro.



ALGUNS DOS MOTIVOS PELOS QUAIS ENGORDAMOS:

- Mecanismo de compensação: Quando deixam de fumar, habitualmente, os indivíduos tendem a compensar a ausência do cigarro com a ingestão de comida para lidar com as suas emoções e para substituir uma fonte de prazer (que deixou de existir). Com o consumo exagerado de calorias, naturalmente, dá-se o aumento de peso. OBS: Foi o que aconteceu no meu caso!
- Alterações do metabolismo: Quando se deixa de fumar, o metabolismo fica mais lento. Se o indivíduo não compensar a mudança com um plano alimentar equilibrado e controlado em termos calóricos e a prática de exercício físico, é normal que aumente de peso. 
- Aumento do apetite: A nicotina é também um inibidor do apetite e, quando se deixa de fumar, esse travão desaparece, ficando também os sentidos do paladar e do olfato mais apurados. O apetite aumenta (no meu caso aumentou muito) e a comida começa a parecer melhor. 

- Oscilações nos níveis de açúcar: Num fumante os níveis de açúcar são mais elevados do que os de um não fumante, o que conduz a uma maior apetência por doces quando se deixa de fumar. OBS: Totalmente verdade. Nunca fui fã de doces, quando parei de fumar fiquei enlouquecida por eles, precisava comer todo santo dia um docinho.

CASO VOCÊ SEJA MAIS FORTE QUE EU E QUEIRA EVITAR O AUMENTO DE PESO, SEGUEM ALGUMAS DICAS:
- Estabeleça um novo plano de vida: Mais do que controlar o peso, controle a sua vida, para evitar o aumento de peso, é fundamental estabelecer previamente um plano de emergência ao nível da alimentação, do stress e do exercício. É essencial que se mentalize que terá de colocar em prática um estilo de vida completamente renovado. As mudanças deverão ser totais e não somente uma parte do problema.
- Restrinja o consumo calórico:  Procure manter uma alimentação saudável, a não repetir as refeições e a evitar a ingestão de doces, resistindo às sobremesas. Os doces não só engordam como podem acionar a vontade de fumar. Já os alimentos picantes, embora não sejam hipercalóricos, também promovem a vontade de fumar. Limite ainda o consumo de alimentos ricos em gorduras.

- Faça exercício todos os dias: Isto não significa ir diariamente a academia, mas apenas que deverá incorporar mais atividade física no seu dia a dia para ativar o seu metabolismo e queimar as calorias a mais. Experimente caminhar meia hora a pé todos os dias.
- Fracione as refeições: Faça cinco a seis refeições diárias. assim você mantém os níveis de açúcar no sangue e de energia equilibrados e ajuda a evitar a vontade de fumar.
- Coma os alimentos certos: As refeições principais devem incluir sempre alimentos com proteínas e de origem vegetal (fruta e/ou legumes). Já as refeições intermédias devem ser compostas, por exemplo, por fruta, frutos secos em doses moderadas, iogurtes, arroz ou de centeio, queijo magro, ovos ou salmão.
- Escolha as bebidas mais saudáveis: Não beba álcool, café ou outras bebidas associadas ao ato de fumar. Experimente diferentes tipos de água, ou sucos cem por cento naturais. Tente escolher bebidas 100% naturais ou com poucas ou sem calorias.  Se não resistir ao café, tome-o antes de uma caminhada. Ajuda a queimar mais calorias.
PS: LEMBRANDO QUE TUDO O QUE FOI CITADO AQUI FORAM DAS MINHAS PESQUISAS PELA INTERNET.

Espero ter colaborado um pouquinho com você.

Grande beijo..... Deby ;) 

16 comentários :

  1. Tenho certeza que logo perderá esses kilinhos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tão loooooogo assim mas tá valendo kkkkkk. Saudades

      Excluir
  2. Muito bom o post, adorei saber mais sobre o assunto, teve coisas que nem imaginava que era por isso que engordava.
    Você vai emagrecer é só ter determinação e fazer pelo menos uma caminhada, beijos!
    www.mahmaquiagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh Mah, nem eu que fumava tanto sabia de todas essas coisas que o cigarro faz com nosso corpo. Obrigada pela força sempre.... ;) Bjão

      Excluir
  3. Deby, vejo que está mesmo decidida a emagrecer hein? Vamos lá, força! Mexe o corpo e vai pra Academia. Mas olha, nada de virar uma panicat viu? kkkkk
    Estou com saudades de você e do meu blog!
    Logo logo estarei de volta... Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miiiiiiiiiiii, saudades de vc...... Estuda bastante e volto logo pra cá tá? Bjussssssss

      Excluir
  4. Adoreii. Gosto de saber um pouco mais sobre isso.
    Beijos :)
    http://marinascholze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Marina.....Volte sempre ;)

      Excluir
  5. Deby, cheguei da dentista hoje, depois de uma "lavada" de cara com uma sacola de remédios. Mandei uma foto dos remédios para minhas amigas noivas blogueiras de um grupo no WhatsApp; e pela primeira vez tive coragem de contar a elas que sou fumante. Sentia vergonha. E quem está nesse grupo? A linda da Gio... ela me passou seu blog e eu li todas as postagens sem parar para fumar um cigarro, do tanto que gostei... é como se eu estivesse lendo como serão meus próximos dias... não usarei adesivo, meu amigo farmacêutico me recomendou as pastilhas. Vou tomar o Bup e um remedinho para dormir, pois estou desempregada e trocando o dia pela noite. Começo amanhã... Deus abençoe que dê certo, e não desista, pois estou me inspirando em você !

    Meu blog é de casamento, mas se quiser passa lá!
    www.vivendomeusonho.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayse... Seja muito bem vinda. A Giovana é minha amiga há anos, uma fofa e querida. Fico muito feliz por ter gostado do blog. Acredito que algumas postagens são meio que até "assustadoras" pra quem vai tentar parar ou está nos primeiros dias. Se precisar de força, dica, ajuda ou qualquer coisa pode contar comigo, afinal um dos propósitos iniciais do blog era poder ajudar outras pessoas e trocar forças e experiências. Esses dias mesmo estou com muita vontade de fumar, mas cada dia é uma luta. Espero que volte sempre e que a gente consiga sair dessa ;)
      Não tenho planos de casar agora mas que mulher que não sonha com este momento? Vou te visitar sim.

      Um grande beijo e passa pra me contar como vai.... ;)

      Excluir
  6. Anônimo09:07

    Ola!! Aqui é o Robson! Hoje completo 20 dias sem fumar! e eu estou comendo muuuito!! mesmo com academia e futebol 1x por semana ja egordei um pouco...mas quer saber..to nem ai! uma coisa de cada vez. Meu objetivo hoje é o cigarro! Bom saber que vc tb esta segurando sua onda!! E se acaba na academia mesmo!! Bom para o corpo e bom para a mente esquecer do danado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Robson, bom te ver aqui outra vez. Meu plano de ir pra academia falhou :'(
      Estou controlando mais a comida, comendo de 3 em 3 horas mas não consegui voltar para os exercícios. Agora imagina, vc que joga futebol e vai pra academia engordou um pouco, imagina eu que não tô fazendo nada hahahahahaha. Mas é oq minha terapeuta fala: Uma coisa de cada x. Vamos primeiro nos livrar do cigarro, os quilinhos a mais serão "fichinha" pra resolver depois..... Grande beijo e FORÇA!!!!

      Excluir
  7. Debora, que post ótimo! Tô naquela que você leu lá no blog, né? Uma fome boa de matar... Saco. Mas não vou me entregar aos quilos a mais não, vou fazer o que você falou. Agora o foco é outro. E concordo com a sua terapeuta. A gente se livrou do cigarro! Emagrecer vai ser moleza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Má..... A fome realmente é uma coisa incontrolável né??? Que coisa maluca.... Mas que bom que vc está forte pra cortar este mal pela raiz..... já comigo não conseguirira cortar as duas coisas que eu mais gosto hahahahahaha.

      Excluir
  8. Força, amiga! Você vai consegui!!!

    ResponderExcluir
  9. Ainda acho que você poderia mudar de estratégia e fazer outro tipo de atividade física, mais interessante... Ajuda muito a controlar os níveis hormonais :)
    Bjos
    www.blogdoexfumante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir